>
Alero realiza sessão solene em São Miguel do Guaporé

Ministro Andreazza

4/Ministro Andreazza/grid-small

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Alero realiza sessão solene em São Miguel do Guaporé


Uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin, foi realizada na última quinta-feira (27), em São Miguel do Guaporé.

Na oportunidade, a juíza de Direito Sophia Veiga de Assunção foi homenageada com a outorga do Título Honorífico de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia, em reconhecimento ao relevante papel que desempenha na consolidação da paz social, na defesa dos direitos fundamentais e na contribuição à Justiça e à sociedade rondoniense.


Juíza discursa durante sessão solene da Assembleia Legislativa no Fórum de São Miguel do Guaporé (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Também foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo os policiais militares 3º sargento Éder Sten Schneider, 3º sargento Jairo Rocha Brito, cabo Marcos Vinicius do Prado Santos e cabo Leonildo Ribeiro de Freitas. Eles foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados ao estado de Rondônia, especialmente pela participação em uma bem-sucedida ação da Polícia Militar no município de Costa Marques, que resultou na apreensão de grande quantidade de drogas.


Também foram homenageados o 3º sargento Éder Sten Schneider, 3º sargento Jairo Rocha Brito, cabo Marcos Vinicius do Prado Santos e cabo Leonildo Ribeiro de Freitas (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Homenageados

O deputado Ismael Crispin agradeceu a presença de todos e destacou que não apenas a juíza Sophia, mas também seu esposo, merecem ser homenageados pela decisão de virem para São Miguel do Guaporé e prestarem um grande serviço ao município e a Rondônia. Ele também enfatizou o trabalho dos policiais militares em um estado com vasta faixa de fronteira.


Deputado Ismael Crispin entrega o título em sessão solene realizada em São Miguel do Guaporé (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

“Poder homenagear os policiais Schneider, Jairo, Marcos e Leonildo é uma honra. O trabalho que os senhores fazem, e esta medalha, representam o reconhecimento pela bravura de vocês. Já você, Sophia, Rondônia é o estado que te abraçou, e fizemos isso com muito orgulho. Parabenizo a nossa mais nova rondoniense”, ressaltou o parlamentar.

O primeiro a se pronunciar foi o tenente-coronel Adriano de Jesus Pazinato, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de São Miguel do Guaporé. Ele destacou que já havia morado no município e que retornou por gostar muito da localidade. Também agradeceu a iniciativa do deputado Ismael Crispin, que reforça a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais militares.


Presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé, Jair Silva Gomes (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé, Jair Silva Gomes, elogiou a atuação da juíza e adiantou que ela será homenageada com o título de Cidadã Miguelense, em fevereiro de 2026.

O prefeito do município, Edilson Crispin Dias, destacou o fato de a juíza Sophia ter escolhido São Miguel do Guaporé para atuar. Ele lembrou ainda que esta é a primeira vez que o Parlamento estadual realiza uma sessão solene na cidade.


Prefeito do município, Edilson Crispin Dias (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

O prefeito salientou, também, que a Polícia Militar está completando 50 anos de atuação em Rondônia e que a homenagem aos policiais é uma forma de reconhecer o trabalho desempenhado pela corporação.


Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dionei Geraldo (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dionei Geraldo, ressaltou que, se hoje o município conta com uma segunda entrância, isso se deve ao trabalho da juíza Sophia. Para ele, o título de cidadã honorária concedido à magistrada é uma justa honraria pelo trabalho desenvolvido. “Que Vossa Excelência continue conosco, pois a advocacia ganha e toda a comunidade também”, declarou.


Público durante execução do Hino Nacional (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

O defensor público Antônio Rogério de Sousa elogiou o trabalho da juíza Sophia e informou que está dialogando com o Poder Judiciário para que o município conte com um segundo promotor de Justiça.

O juiz Thiago Gomes, da 2ª Vara de São Miguel do Guaporé, afirmou que, com a escolha da juíza Sophia por atuar no município, todos foram beneficiados, em razão do vasto conhecimento jurídico que ela possui. “Você não nasceu aqui, mas a sua alma é rondoniense”, declarou à homenageada.

Emoção

A professora Maria José, mãe da juíza, também fez uso da palavra e relatou que, ao saber que a filha viria para São Miguel do Guaporé, precisou procurar no mapa onde ficava a cidade.


Professora Maria José e mãe da juíza também fez uso da palavra (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

“Eu não fazia ideia de que Rondônia era um lugar tão avançado e, quando conheci São Miguel e as pessoas, pensei: ‘ela está em casa’”, contou.


Juíza Sophia Veiga de Assunção com o título de Cidadã Honorária de Rondônia (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Por fim, o momento mais aguardado foi a fala da homenageada. A juíza Sophia afirmou que receber o Título de Cidadã Honorária de Rondônia é a chancela de um chamado. Em tom emocionado, fez um relato de sua trajetória desde a infância no interior do Nordeste, passando pela formação acadêmica, até a vinda para Rondônia.


A juíza de Direito Sophia Veiga de Assunção foi a grande homenageada (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

“Eu volto ao passado e descrevo para vocês sobre sonho. Eu decidi ser juíza aos 12 anos, no interior de Pernambuco, em uma infância simples, e amava estudar. Por meio de poesias, eu questionava as injustiças e se um dia eu poderia fazer algo contra elas. Aos 17 anos, ingressei no curso de Direito na Universidade Federal de Alagoas e me formei aos 21. Precisei renunciar a momentos com a família, amigos e com o meu marido. Me senti acolhida em São Miguel do Guaporé, descobri que podemos encontrar lares em muitos lugares. Não tenho dúvidas de que Deus me trouxe para este lugar, onde vou construir a minha família. Sinto-me feliz nesta cidade e por poder contribuir com seu desenvolvimento. Agradeço ao deputado Ismael Crispin por essa honraria que tanto me emociona e ao povo de Rondônia por me acolher como filha”, finalizou.

Acompanhe a galeria de fotos do evento aqui.


Texto: Ivanilson Frazão I Jornalista Secom ALE/RO

Fotos: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários