>
Lula deve se reunir com Pacheco antes de anunciar Messias, diz Jaques

Ministro Andreazza

4/Ministro Andreazza/grid-small

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Lula deve se reunir com Pacheco antes de anunciar Messias, diz Jaques


O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, disse acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar nos próximos dias sua indicação para o STF (Supremo Tribunal Federal). O senador participou da cerimônia de abertura da COP30, em Belém (PA).

O favorito para o cargo é o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, que conta com o apoio de Jaques Wagner. Antes de formalizar o anúncio, no entanto, Lula deve se reunir com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nos próximos dias.

O encontro deve acontecer na quarta-feira (12), de acordo com Jaques Wagner. Pacheco é um dos nomes que foram considerados pelo presidente para a vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que deixou o tribunal em 18 de outubro.

O STF atua desde então com dez ministros. A Primeira Turma do STF, um dos colegiados do tribunal, está desfalcado e conta com apenas quatro ministros.
“O presidente Lula deve ter na quarta-feira mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar. Eu, sinceramente, creio que o nome [de Jorge Messias] está lançado e não vejo nenhum tipo de reversão. Agora, a cabeça não é minha, é do presidente”, disse.
“O presidente Lula continua com essa aspiração de ver o senador Rodrigo Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais, que é um estado extremamente importante. E ele efetivamente entende que o senador Rodrigo Pacheco hoje é o nome com mais musculatura para disputar o governo do Estado de Minas. Então acho que a conversa é muito mais por aí do que sobre Supremo”, afirmou.Lula se reuniu no último mês com ministros do STF, com o próprio Luís Roberto Barroso e com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional. Uma conversa com Pacheco era aguardada.

Há uma avaliação positiva entre os magistrados em relação ao nome de Pacheco. Advogado de formação, o senador manteve ligação próxima com ministros do STF no período em que presidiu o Congresso Nacional.

Barroso afirmou a Lula em seu último dia no tribunal, durante jantar com o presidente, considerar os três nomes cotados para sua vaga preparados para o cargo de ministro do STF.

Já Alcolumbre teria defendido a indicação de Pacheco ao STF durante encontro que teve com o presidente Lula no mês passado, de acordo com o próprio Jaques Wagner.

Segundo Jaques Wagner, a demora em anunciar o nome que ocupará a vaga de Barroso está relacionada à intensa agenda do presidente.
“Porque ele [Lula] não fez ainda o que ele queria fazer até oficializar tudo. Ele ia fazer na volta da Malásia, mas tivemos o problema Rio de Janeiro. Ele só ficou em Brasília quarta, quinta e sexta. Portanto, não houve tempo. Agora que ele volta para Brasília ele tem essa semana e, na minha opinião, ele deve resolver”, afirmou.


Fonte: CNN Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários